O chá preto é um tipo de chá mais oxidado do que os chás verde, oolong e branco. É feito das folhas da planta Camellia sinensis, cultivada em vários países, incluindo China, Índia, Sri Lanka e Quénia.
O processamento do chá preto envolve murchar as folhas de chá, enrolar e esmagá-las para partir as paredes celulares e libertar enzimas que oxidam as folhas. Esse processo muda a cor das folhas de verde para castanho e realça o sabor e o aroma do chá.
Sabia que o chá verde é uma fonte natural de cafeína, mas também contém um aminoácido chamado L-teanina, que pode ajudar a promover relaxamento e reduzir a ansiedade. Além de ser consumido como bebida, o chá verde também é usado como ingrediente na culinária e pode ser encontrado em produtos para a pele.
O chá de rooibos é uma ótima opção para quem procura uma bebida saudável e cheia de sabor.
Para prepará-lo, basta ferver água e deixar as folhas de rooibos em infusão cerca de 5 minutos. Depois, é só deixar arrefecer e colocar no frigorífico algumas horas. Adicione algumas rodelas de limão ou laranja para dar um toque cítrico e refrescante.
O chá de rooibos é livre de cafeína, rico em antioxidantes e contém nutrientes como cálcio, magnésio e zinco. É também conhecido pelos seus benefícios para a saúde, como reduzir o stress e a ansiedade.
Na hora de preparar o seu chá, deixe espaço para as folhas se expandirem. As folhas podem aumentar em até cinco vezes de tamanho depois de úmidas. Deixe bastante espaço dentro do infusor e não exagere na quantidade de folhas.
O espaço extra também vai permitir à água passar por todas as folhas, deixando o chá mais saboroso.